quarta-feira, 16 de março de 2011

“ 'Laboratório' de energia deixa entrar o sol (refletido)’’

4 comentários:

  1. Olá Daniel, Rafael e Vitor
    obrigada por abordar essa questão no CM de física! O artigo comentado por vocês me fez pensar em atitudes frente à questão energética! Será que podemos contribuir com o uso adequado das energias naturais e alternativas em casa e também na escola?
    Nesse mês e meio de aulas com temperaturas altas, deparei várias vezes com a seguinte situação ao chegar em sala de aula: ventiladores ligados e janelas fechadas!
    "Como assim"? O que essa atitude (ou falta de) nos revela? Estamos mesmo preocupados ou o discurso faz parecer?
    Adoraria discurtir essa questão!
    Aguardo comentários de vocês!
    Cristiane

    ResponderExcluir
  2. Olá professora
    Essa questão é realmente muito importante.Aqui no CONSA temos o aprendizado voltado para a biodiversidade,mas,em determinados casos, esse conhecimento fica só na escola e não o praticamos no nosso dia-a-dia.Certas pessoas não tem a noção dos atos errados que tomam.Por exemplo:a história dos ventiladores.Algumas pessoas não tem o conhecimento correto e acham que fechar as janelas e ligar os ventiladores é a coisa mais correta a se fazer.Mas na verdade não é:elas deviam abrir as janelas para que o ar circulasse melhor,se não,ia apenas ventilar ar quente e o calor não ia mudar.Eu acho que o conhecimento nós (ou pelo menos a maioria)temos,a maioria dos alunos se preocupam com a questão ambiental,mas a outros falta a atitude,a preocupação,ou seja,o uso adequado do conhecimento que recebemos.
    Aguardo comentário!
    Daniel Pessoa

    ResponderExcluir
  3. Daniel, Rafael e Vitor,
    O resumo-crítico está muito bom e apresenta uma clareza em relação à pesquisa feita. Concordo com a questão levantada: a falta de atitude perante a conscientização que, talvez esteja entre nós, mas a atitude que é uma ação para já, não sentimos tão próximos a nós.
    Parabéns pela pesquisa!
    Abraços,
    Professor Alexandre R. Nunes

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo resumo, meninos! Em uma época em que só se fala de qual melhor fonte de energia para o nosso futuro (hidrelétrica, termelétrica, nuclear, eólica, etc.) visando atender à demanda energética crescente, grande parte das pessoas não se perguntam: "Mas, espera um pouco, será que precisamos gastar tanta energia assim?" Quem está fazendo esta demanda energética aumentar, senão nós mesmos? O termo sustentabilidade é usado por aí como um item da moda, mas poucas pessoas agem de forma realmente sustentável.
    Parabéns por fazer (ou tentar fazer) as pessoas refletirem sobre isso!

    ResponderExcluir